O Geovani e a sua formação

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Sou natural de Bataiporã-MS. Atualmente moro em Porto Alegre-RS. Sou casado com a Cristiane e pai da Sofia e do Joaquim. Declaro-me apaixonado pela vida! Sinto que a vida é um mistério e consegue vivê-la bem quem está apaixonado por ela. Tenho Curso Superior de Filosofia, Graduação (pela ESTEF e EST), Mestrado em Teologia Sistemática (PUCRS) e, atualmente, estou me especializando em Gestão da Educação, também pela PUCRS. Na ESTEF, atuei na como professor de Cristologia, Assessor e Coordenador dos Cursos de Extensão. No momento atuo como Supervisor de Pastoral das Unidades Sociais da Rede Marista. Gosto de ler, dialogar, escrever e postar sobre diversos assuntos e temas que a vida nos suscita.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O "APRENDIZ" DA VIDA

Durante anos vivi em função do futuro e de afazeres institucionais. Progredi com títulos acadêmicos e religiosos. Como frade, tive funções de confiança, até invejosa para quem gosta da dimensão hierárquica de poder e não do serviço (servo). E como estudante, obtive o grau de mestre. Todavia, isso não foi suficiente para o encontro pessoal comigo mesmo. Existencialmente notei que a busca por realizações (afazeres) externos aos poucos foi me deixando no vazio interior.
Este ano está sendo o meu ano de aprendiz. É indubitável que não estou aprendendo a administrar nenhuma empresa. Mas estou aprendendo a "administrar" e viver a vida de forma diferente. Estou vivendo com intensidade em função do presente. Cada vez mais quero sentir a vida nas coisas simples da nossa existência (na beleza da natureza, na inocência da criança, na experiência de um idoso...), lá onde se encontram os valores essenciais da vida. 
Como "o aprendiz da vida" estou me moldando em tudo aquilo que aprendi até o momento. Por isso, sou grato pela minha experiência de vida, pelas derrotas, angústias e vitórias. 
O despertar da vida se faz necessário! Muitas vezes sinto que vivemos como num profundo sonho em que fixamos nossa mente em realidades inexistentes ou pouco importantes para o crescimento humano. Com o despertar da vida aprendemos a experienciar o presente e a dar valor ao essencial que se faz invisível aos nossos olhos, como diz Antoine Saint-Exupery na obra O Pequeno Príncipe.      
A imagem acima foi copiada do Google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase de Oswaldo Montenegro:

"Me apaixonei por um olhar, por um gesto de ternura"