O Geovani e a sua formação

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Sou natural de Bataiporã-MS. Atualmente moro em Porto Alegre-RS. Sou casado com a Cristiane e pai da Sofia e do Joaquim. Declaro-me apaixonado pela vida! Sinto que a vida é um mistério e consegue vivê-la bem quem está apaixonado por ela. Tenho Curso Superior de Filosofia, Graduação (pela ESTEF e EST), Mestrado em Teologia Sistemática (PUCRS) e, atualmente, estou me especializando em Gestão da Educação, também pela PUCRS. Na ESTEF, atuei na como professor de Cristologia, Assessor e Coordenador dos Cursos de Extensão. No momento atuo como Supervisor de Pastoral das Unidades Sociais da Rede Marista. Gosto de ler, dialogar, escrever e postar sobre diversos assuntos e temas que a vida nos suscita.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DA APATIA À COMPAIXÃO. O sofrimento de Deus no sofrimento de Cristo e da Criação a partir de Jürgen Moltmann

Creio que você já ouviu falar sobre o tema do sofrimento da criação. Ou seja, o sofrimento que afeta o humano, a natureza e os animais. Porém, você já ouviu falar do sofrimento de Deus? Ou como, pelo nosso indiferentismo (apatia) causamos mais sofrimento às criaturas (pessoas, natureza e animais)?

Na obra intitulada "Da apatia à compaixão..." eu procuro aprofundar esse tema, sob uma ótica pouco tratada na teologia cristã: a ótica da compaixão.

Desenvolvido em três capítulos o livro fala do sofrimento da criação, muitas vezes fruto das contradições do nosso mundo técnico científico, e também do sofrimento de Deus que se revela em Jesus Cristo.

Ao pesquisar sobre este tema fui dando conta de que a APATIA ( o estado de indiferença) é um dos grandes males causadores de sofrimento da criação. Notei também que a teologia cristã trabalha um conceito de Deus que não nos ajuda a compreendê-Lo como sendo um Deus compassivo. Ou seja, que está conosco em todos os momentos, inclusive nos agustiantes momentos de sofrimento.

Quem tiver a oportunidade de ler este livro verá que a compaixão é um belo sentimento. Quem se deixa tocar pela compaixão, demostra aquilo que é a essência da pessoa humana. Somos, por essência, seres sensíveis, que nos importamos uns com os outros e com as demais criaturas (natureza e os animais).

Quem desejar ter conhecimento dessa obra, entre em contato comigo através do email: geovani2007@gmail.com.

Um comentário:

  1. Ola caro amigo! sou Leonardo dos Santos Silva, seminarista da arquidiocese de Manaus, estudante do ultimo periodo de Teologia...estou fazendo um trabalho monografico sobre a compaixao...e fiquei muito interressando de ter como referencia bibliografica a obra da apatia a compaixao, que vc à trabalho na perspectiva de Moltmann...se for possivel, desde já fico muito grato..se puder entrar em contado comigo: leohallel@gmail.com
    Paz e bem...
    paz e bem...

    ResponderExcluir

Frase de Oswaldo Montenegro:

"Me apaixonei por um olhar, por um gesto de ternura"