O Geovani e a sua formação

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Sou natural de Bataiporã-MS. Atualmente moro em Porto Alegre-RS. Sou casado com a Cristiane e pai da Sofia e do Joaquim. Declaro-me apaixonado pela vida! Sinto que a vida é um mistério e consegue vivê-la bem quem está apaixonado por ela. Tenho Curso Superior de Filosofia, Graduação (pela ESTEF e EST), Mestrado em Teologia Sistemática (PUCRS) e, atualmente, estou me especializando em Gestão da Educação, também pela PUCRS. Na ESTEF, atuei na como professor de Cristologia, Assessor e Coordenador dos Cursos de Extensão. No momento atuo como Supervisor de Pastoral das Unidades Sociais da Rede Marista. Gosto de ler, dialogar, escrever e postar sobre diversos assuntos e temas que a vida nos suscita.

domingo, 16 de outubro de 2011

Ressurreição: Vida para além desta vida

Estudo sobre o significado da ressurreição de Cristo e a nossa a partir da interpretação de Leonardo Boff

INTRODUÇÃO

O ser humano busca realizar-se em todas as dimensões. É por isso que sempre buscamos dar sentido a nossa existência. Principalmente diante das realidades que nos fazem sofrer. E quem de nós não é conhecedor de algum cenário social que nos apresenta uma sociedade violenta? Experimentamos comumente sinais de morte. E para o ser humano – privilegiado por ter consciência disso - a morte constitui sempre um drama uma angústia.

Diante disso abrem-se questionamentos: que resposta possui a experiência cristã para essas realidades humana, sobretudo de sofrimento e morte? Qual o fundamento cristão da fé na ressurreição? Nos dias de hoje, ainda é possível pregar a ressurreição?

Perguntas como estas se desdobram e sem sombra de dúvidas nos motivam a aprofundar esse tema. O que aqui apresentaremos é - como diz Leonardo Boff - um balbuciar, ou seja, um falar limitado, sobre o significado da ressurreição de Cristo e a nossa.

Para compreendermos o tema em questão organizamos esse nosso “balbuciar” em mais três partes: na primeira tratamos da ressurreição de Cristo; na segunda parte, tendo como base a primeira, aprofundamos sobre o tema da nossa ressurreição e, por fim, na terceira parte, apontamos alguns elementos que podem ajudar os cristãos a pregar hoje a fé na ressurreição.

Nota: Nos próximos dias estarei publicando neste blog as três partes comentadas neste artigo. O conteúdo é uma síntese do meu trabalho monográfico do Bacharelado em Teologia. Este texto, escrito de forma mais sistemática, já está publicado nos Cadernos da ESTEF - Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana de Porto Alegre, RS.
 
Autor: Francisco Geovani Leite
A imagem foi tirada do google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase de Oswaldo Montenegro:

"Me apaixonei por um olhar, por um gesto de ternura"